Como lidar com a criança que não quer comer?

Ola Pessoal…

como muitaaaa gente tem me mandado muitas dúvidas e tem compartilhado comigo os casos de crianças que não comem… eu resolvi trazer pra vcs 10 passos para evitar a seletividade alimentar… pra conseguir ajudar vcs que já tem esses pequenos em casa e aqueles que não são para nunca serem!!!1Você sabia que a rejeição dos alimentos pode começar lá na introdução alimentar?? Dependendo de como começamos a alimentação complementar, eles podem ou ter essa seletividade mais tarde! Por que?
Quando fazemos a papinha, mesmo que seja só amassada, mas se misturar todos os ingredientes, a comida terá um gosto só, e ele não aprendera qual é o sabor de cada um, o sabor da cenoura, do brócolis, e a tendência com o tempo, é que ele rejeite alimentos que não esta acostumado com o sabor! Portanto o ideal é que desde o início, fazer a papinha toda separada, e dar uma colherzinha de cenoura, uma de batata, uma de brócolis, enfim, tudo bem separadinho, para ele desde o início reconhecer o sabor de cada alimento.. e dessa maneira diminuir muito a chance dele ser seletivo mais tarde!! Para quem já fez errado não tem problema pq ainda tem solução!! Continue acompanhando essa semana que ainda tem muita dica bacana!!2

Conhecer o por que iniciou ou está tendo a recusa alimentar é um ponto muito importante no tratamento da seletividade alimentar! Saber identificar se o problema é:
– comportamental (birra, afetar os pais, chegada de irmão, separação, etc)
– nutricional (falta de nutrientes pode causar letargia, alteração de paladar, vícios da papila gustativas, etc)
– orgânico (deficiência mastigação, refluxo, vômitos, intolerâncias alimentares, etc)
Entre outras..
Muitas vezes os próprios pais não conseguem identificar a razão, e aí seria importante procurar profissionais capacitados nessa área pra identificar, porque muitas vezes o tratamento pode ser mais simples do que parece!!
3

Saber que a falta de nutrientes pode ocasionar alteração de paladar e até de comportamento é de extrema importância no caso de crianças seletivas… isso porque uma pequena falta e no caso correção daquele nutriente pode ser uma coisa tão simples e tão eficaz, e não precisa de nenhum tratamento ou acompanhamento mais a fundo… às vezes uma simples suplementação de zinco por exemplo, já abre o apetite (se for ocasionado pela falta dele) e a criança começa a comer normalmente, porque a falta de zinco causa perda de paladar e consequentemente desinteresse pelos alimentos! Mas outros nutrientes tbm pode afetar essa aceitacao!! Mas outro problema que eu gostaria de alertar os responsáveis que tem esses seletivos em casa são consequências comportamentais que a falta de nutrientes gera.. e que normalmente ninguém sabe.. porque o pediatra pede lá um hemograma e vê se tema nemia e fala que está tudo normal.. quando na verdade não é bem assim.. a maioria dos nutrientes quando está em falta não aparece no hemograma, precisa de um exame específico de cada um pra saber!! E a falta de nutrientes pode gerar: fadiga, cansaço, desinteresse, preguiça, deificiencia de aprendizagem, de concentração, de memória, hiperatividade, compulso alimentar, entre tantos outros problemas que não são diagnosticados como falta de nutrientes… pq pode ter certeza que se ele não come nenhuma fruta legume ou verdura.. algum (ou muitos) nutrientes faltarão para um bom funcionamento e qualidade de vida dos pequenos!

 

4

A dica 04 é para as crianças terem mais contato com os alimentos, mas sem a intenção é muito menos cobrança em ter de comer!
Muitas crianças que pego no consultório com seletividade, não sabe nem o que é uma batata, uma abobrinha, um chuchu… pq eles simplesmente não chegam perto dos alimentos!! Que tal apresentar todos os alimentos que vcs em aí na sua casa?
E fazer atividades simples como um chocalho de arroz, ou uma carinha com alimentos? Simplesmente brinque com ele, mas de jeito nenhum faça ele comer.. se ele quiser por livre espontânea vontade levar à boca ok.. mas não peça e não fale.. a intenção aqui é ser uma coisa leve… só pra eles terem contato mesmo.. pq o contato, a longo prazo, ajuda na aceitação alimentar!! 😍😍

5

O passo 05 contra a seletividade alimentar, é comer junto com as crianças… e incentiva-las a comer sozinhas! Você sabia que uma criança de 01 anos já consegue levar a colher à boca? É isso mesmo!! É claro que a prática é que vai melhorando, no começo eles fazem aquela bagunça mesmo.. mas temos que deixar eles explorarem a comida e criarem está auntonomia!!

A maioria das crianças seletivas que recebo não comem sozinha, os pais ou responsáveis ainda dao na boca deles, na maioria das vezes com distrações, e sempre antes de todos, porque normalmente dão um trabalhinho pra comer… mas fazer isso só piora as coisas!!! A criança precisa socializar na hora de comer.. pq comer para o ser humano não é só se alimentar, é socializar!! Ou vc já viu alguma festa sem comida? Sempre quando queremos festejar ou socializar com amigos vcs já perceberam que envolve comida? E porque privamos as crianças desses momentos felizes?? Temos de criar um ambiente favorável pra eles na hora da alimentação! Pra eles gostarem de sentar-se à mesa! Não adianta eu falar pra vcs sentarem eles na mesa, se a mesa da sua casa for uma coisa chata.. dai eles não vão querer mesmo!! Mas que tal começar a sentar eles na mesinha deles é depois passar pra sua? Que tal contar uma história? Uma piada? Uma brincadeira? Algo que envolva e divirta eles? Te garanto que eles pararão sentados na mesa!! Temos que tirar a pressão da hora de se alimentar e fazer algo mais prazeroso!! Nessa primeira semana leve coisas que você sabe que ele vai comer.. e deixe ele explorar!! Mas coma junto… eles precisam ver vcs comendo tbm… de preferência a mesma coisa que eles.. pra se sentirem queridos e enturmados nessa hora!!!

Continue acompanhando que temos mais 5 passos ainda hein!!! te espero!

Deixe um comentário